Região Sé intensifica a formação dos leigos no Ano do Laicato

A A
Curso de Teologia para Leigos do Itelsé existe há 42 anos
Publicado em: 31/01/2018 - 15:00
Créditos: Redação

Pascom Região Sé

Para o Ano Nacional do Laicato, em 2018, instituído pela CNBB, a Região Episcopal Sé, que sempre se preocupou com a formação dos leigos, terá uma programação especial de formações. Além do curso de Teologia para leigos oferecido pelo Itelsé – Instituto de Teologia para Leigos e Leigas, haverá também: a Semana de Iniciação à Vida Cristã, o Curso de Liderança Leiga, Curso de Capacitação para o Serviço de Escuta, Formações Litúrgicas, Formação para os Agentes de Pastoral da PASCOM.

 

CURSO DE TEOLOGIA – ITELSÉ 

O Itelsé, há 42 anos, tem o objetivo de possibilitar aos leigos e leigas um aprofundamento Teológico-Pastoral, a fim de contribuir com a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, sendo “sal, luz e fermento” na sociedade. O curso tem duração de três anos, com temas, como: Introdução à Teologia, Origens de Israel, Jesus histórico, Cartas de Paulo, Evangelhos sinóticos e João e o Apocalipse. O corpo docente é formado por mestres e doutores em teologia, e os participantes com frequência mínima de 75% recebem um certificado ao final do curso. As aulas são ministradas no Colégio Maria Imaculada (Avenida Bernardino de Campos, 79, próximo à estação Paraíso do Metrô), às segundas-feiras, das 19h30 às 21h45. As inscrições podem ser feitas pelo site: www. regiaose.org.br/itelse.

 

SEMANA DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

A Semana de Iniciação à Vida Cristã, organizada pela Pastoral da Animação Bíblico-Catequética Regional, terá como tema o documento 107 da CNBB “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos e missionários”. Este tema será comum em toda a Arquidiocese de São Paulo, e o estudo é destinado para todas as pastorais envolvidas com a iniciação à vida cristã. Proposto pela 55ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorreu no ano passado, esse estudo visa esclarecer o caminho de evangelização e formação dos discípulos-missionários de Jesus Cristo e, também, é um momento oportuno para iluminar a reflexão sobre a evangelização em São Paulo, como preparação para a etapa paroquial do sínodo arquidiocesano. A Semana de Iniciação à Vida Cristã ocorrerá de 5 a 8 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizada na Avenida Doutor Arnaldo, 1.831, próximo da estação Sumaré do Metrô, das 20h às 21h50. As inscrições serão feitas no primeiro dia e no local e tem o investimento de R$ 10,00. 

 

CURSO DE LIDERANÇA LEIGA

O Curso de Liderança Leiga tem por objetivo capacitar, formar e suscitar novas lideranças leigas, presentes em cada paróquia da Região Episcopal Sé. É dividido em 4 módulos, sendo que será desenvolvido um tema específico, envolvendo o Ano Nacional do Laicato e as metodologias de liderança. O primeiro módulo será nos dias 20 a 23 de fevereiro, das 19h30 às 21h30, no Salão Paroquial da Igreja Santa Cecília (Largo Santa Cecília, 202 – Santa Cecília, próximo da Estação Santa Cecília do Metrô). As inscrições serão feitas pelo site: www.regiaose.org.br/liderancaleiga ou pelo e-mail: centropastoral@regiaose.org.br. No final dos quatro módulos, os participantes com frequência mínima de 75% recebem um certificado de participação.

 

CAPACITAÇÃO PARA O SERVIÇO DE ESCUTA

O Serviço de Escuta consiste em ouvir o desabafo das pessoas em seus momentos difíceis. Não é terapia nem confissão. Permite que a pessoa, ao ser escutada sem julgamentos, livre-se de uma carga emocional que a oprime e passe a ver com mais clareza o momento em que se encontra. Com isso, ela tem melhores condições de buscar uma solução por si mesma para um problema. Atualmente, é feito por meio de um atendimento presencial nas igrejas. Para integrar uma equipe em uma paróquia, a orientação é que se convide individualmente pessoas com o perfil adequado (que seja responsável, discreta, saiba ouvir, guardar sigilo e tenha disponibilidade para atender no seu plantão e para uma  reunião periódica de equipe). Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail escutasp@regiaose.org.br. Os cursos são anuais ou conforme a demanda.

 

FORMAÇÕES LITÚRGICAS

A Comissão Regional de Liturgia realiza periodicamente encontros de formação com o objetivo de melhor capacitar os agentes da pastoral litúrgica das paróquias, e os demais interessados, da Região Episcopal Sé, em comunhão com a Comissão Arquidiocesana de Liturgia. Para o ano de 2018, o tema a ser desenvolvido nos encontros de formação é “O Espaço Sagrado e o Ministério da Palavra”. O primeiro encontro será nos dias 13 e 14 de março, das 19h30 às 21h30, com o local a definir. Outras informações podem ser encontradas na Região Sé do Portal da Arquidiocese.

 

FORMAÇÃO – PASCOM

A Pastoral da Comunicação está sendo reestruturada na Região Sé. Desde 2017, os agentes de pastoral atuantes na PASCOM estão estudando os capítulos do Documento 99 da CNBB – Diretório da Comunicação da Igreja no Brasil. O próximo encontro será dia 22 de fevereiro de 2018, às 20h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Avenida Doutor Arnaldo, 1.831, próximo da Estação Sumaré do Metrô). Também, em 2018, a Região Sé sediará o encontro “PASCOM em Ação”, que tem por objetivo integrar, fortalecer e direcionar os integrantes e os trabalhos da Pastoral nas seis regiões episcopais da Arquidiocese.