José de Anchieta: Patrono dos catequistas

A A
23/02/2015 - 00:00

DIÁLOGO ENTRE IGREJA E SOCIEDADE

São José de Anchieta: PADROEIRO DOS CATEQUISTAS
Catequista, Educador e Padroeiro do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade.

Indubitavelmente, o espanhol e jesuíta José de Anchieta é marco histórico-religioso para a nossa cosmopolita cidade. Nascido na Espanha em 1534, ele veio aos 19 anos para o Brasil. Morreu aos 63 anos em 1597, vivendo quase meio século em terras brasileiras. José de Anchieta chegou em 1553 e no ano seguinte firmou as bases para a fundação de São Paulo, erguendo uma Capela e um Colégio nos Campos de Piratininga.

José de Anchieta, vivendo no século XVI, foi filho do seu tempo. De vários portos europeus, zarparam as caravelas ávidas por novas terras e novas conquistas, juntamente com os missionários que vieram com o desejo ardente da evangelização. Não podemos compreender a História fora do seu tempo e espaço. José de Anchieta não se opôs aos grupos étnicos encontrados, como que, provocando um choque de culturas, mas foi ao encontro dos indígenas e estudou sua língua como expressão dialogante entre as culturas.

Por quanto tempo nós lembraremos que Anchieta é agora venerado como Santo? Temos memória curta e esquecemos rapidamente fatos históricos de nossas mentes? Não é momento de fazer História com Anchieta e enumerarmos seus feitos no passado e buscarmos no presente momentos que nos aproximam? Se apagarmos o passado não avançaremos nas conversações e não melhoraremos nossas relações humanas e urbanas. Busquemos juntos e somemos forças para construirmos uma sociedade dialogante.

Quanto a canonização do Padre José de Anchieta o Cardeal-Arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, manifestou-se alegre e entusiasmado com o Papa Francisco por ocasião da elevação de mais um santo aos altares. Lembrou o Eminentíssimo Cardeal dos trabalhos realizados por Anchieta como missionário, catequista, pacificador respeitoso das culturas, fundador e educador.

Qual é a cidade que queremos? Qual é a missão da Igreja? Qual é a Sociedade que buscamos?

Por isso Igreja e Sociedade devem caminhar juntas. Membros da Igreja e os demais profissionais devemos ser construtores da cidade e formadores de cidadãos. Cada um com o seu campo de saber, precisa viabilizar a cidade que é plural, tornando-a mais humana e sustentável. Portanto, aproveitemos as iniciativas de São José de Anchieta e busquemos alternativas capazes de preservar o respeito mútuo, assegurando o entendimento das culturas
com amadurecido e seguro diálogo, para o congraçamento e valoração na construção da sociedade paulista.

Pe. José Ulisses Leva
Professor de História da Igreja na PUC SP
juleva@pucsp.br