Projeto Prova de Fogo 2014

A A
01/01/2014 - 00:00

O projeto “Prova de Fogo” (evangelização) - criado, organizado e realizado pela professora Larissa Carlos Pereira (Língua Portuguesa e Literatura) e as turmas 9º ano C do Ensino Fundamental II, 1º ano C do Ensino Médio, 2º ano A e B do Ensino Médio e 3º ano B do Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada “Dr. Piero Roversi” com o apoio, incentivo e autorização da direção Irmã Esperança e Irmã Glória - tem por objetivo a evangelização de alunos, familiares, professores e todos os envolvidos na elaboração do mesmo através do filme “Prova de Fogo”, do manuseio da Bíblia Sagrada e visitas em igrejas católicas.

Etapas do projeto:

  1. Assistir ao filme "Prova de Fogo" na sala de vídeo da instituição de ensino (fotos em anexo).
     
  2. Debater em sala de aula os valores que tratam o filme (o amor, a amizade, o casamento, a família e os filhos) e formar 5 grupos (um para cada tema).

    Apesar do filme tratar como tema principal o “casamento” ele também traz ensinamentos através da palavra de Deus sobre “O amor” (entre seres humanos seja qual for o tipo de relacionamento), “Os filhos” (a forma como os filhos devem tratar seus pais e os mais velhos em geral), “a amizade” (“nunca devemos abandonar um parceiro, principalmente num incêndio”) e “a família” (Caleb desiste do seu sonho de ter um barco e ajuda financeiramente a sogra que necessita de cama hospitalar e cadeira de rodas).

    Nessa etapa do projeto a professora debate em sala de aula esses cinco valores demonstrados pelo filme, porém, retirados diretamente dos ensinamentos de Deus.

     
  3. Pesquisar com a família, em Bíblias ou com padres em igrejas católicas 5 (cinco) versículos que tragam na palavra de Deus ensinamentos para o comportamento humano referente ao tema de cada grupo. (fotos dos alunos pesquisando em anexo).

    A intenção do projeto, como já citado anteriormente, é a evangelização de todos os envolvidos na elaboração do trabalho, porém, de forma criativa, interessante e dinâmica. Nessa etapa os alunos precisam manusear a Bíblia, pedir ajuda para a família e procurar religiosos em igrejas católicas para orientá-los na busca dos 5 (cinco) versículos para a finalização do trabalho.
     
  4. Confeccionar um cartaz por grupo com os 5 (cinco) versículos pesquisados e imagens para serem expostos no ambiente escolar.

    Para que o trabalho se torne interessante, criativo e diversificado, a única exigência da professora é que no cartaz contenha o nome do tema, os 5 versículos pesquisados, imagens e muito capricho.
     
  5. Expor com os alunos os cartazes confeccionados nos corredores do colégio para que todos os outros anos possam prestigiar. (fotos dos cartazes nos corredores do colégio em anexo).

Igrejas visitadas pelos alunos:

  • Paróquia Imaculada Conceição – Padre Borges - mãe do aluno Guilherme Barros (9º C) colaborou na pesquisa conforme foto anexa.
  • Paróquia São Francisco de Sales – Padre Adair (foto da igreja)
  • Paróquia Notre Dame Rainha dos Apóstolos – Padre Antônio (foto com o Padre).
  • Igreja São Joaõ Batista – Padre Ottone (foto com o Padre).
  • Igreja Nossa Senhora das Mercês – Frei Telles (Foto com o Frei)

Que o meu ensino caia como chuva e as minhas palavras desçam como orvalho, como chuva branda sobre o pasto novo, como garoa sobre tenras plantas

Deuteronômio 32:2

 

Professora Larissa Carlos Pereira.