Ressuscitou ao terceiro dia

A A
30/03/2024 - 18:30

A ressurreição de Jesus está no centro de nossa fé cristã. São Paulo chega a afirmar: “Se Cristo não ressuscitou, então é vã a nossa fé e continuamos todos mergulhados nos nossos pecados”. Ela é um grande “mistério” da fé; dele, compreendemos muitas coisas belas, mas vai além da nossa capacidade de explicar. É obra de Deus e não do homem. A ressurreição de Jesus faz parte da profissão da fé cristã: “Ressuscitou ao terceiro dia”.

Desde o início do Cristianismo, houve tentativas de negar o descaracterizar a ressurreição de Jesus, ou de dar explicações errôneas e não condizentes com a pregação dos apóstolos. Esses, porém, diante de quem os questionava sobre a ressurreição de Jesus, afirmavam com firmeza que ele ressuscitou, está vivo, que veio ao encontro deles e até comeu diante deles após a sua morte. “Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”, diziam eles, sob a ameaça de tortura, prisão e até martírio.

Como entender de maneira correta a ressurreição de Jesus? Antes de mais, é preciso afirmar que Jesus, de fato, morreu na cruz, pois até isso foi negado por algum escrito apócrifo e continua sendo espalhado. Jesus morreu verdadeiramente, depois de ser torturado ao extremo e pregado na cruz. E para não deixar dúvidas, um soldado lhe traspassou o coração com uma lança. Jesus foi sepultado, conforme os judeus costumavam sepultar naquele tempo.

Dizer que Jesus ressuscitou significa, literalmente, que ele se levantou (do túmulo), da condição de “morto” e está vivo novamente. Os testemunhos do Evangelho sobre Jesus ressuscitado afirmam isso. Ele superou a morte e fez triunfar a vida também no seu verdadeiro corpo. Não foi apenas a “alma de Jesus” que ressuscitou. Sua condição de ressuscitado, porém, já não é a mesma de antes da morte: Jesus ressuscitado está glorificado, não sente mais as limitações próprias da vida deste mundo (tempo, espaço, frio, calor, cansaço, fome, dor...). Por isso, ao falar de Jesus ressuscitado, os apóstolos acrescentam várias expressões, como: ressuscitou pelo poder de Deus; para a glória do Pai; para a vida nova.

A ressurreição de Jesus tem um sentido profético para a humanidade: por ela, Deus Pai mostra e anuncia o que prepara para todos aqueles que seguem Jesus e acolhem o reino de Deus. Também eles participarão “da glória da ressurreição da carne”. A ressurreição de Jesus no seu verdadeiro corpo é uma antecipação da salvação plena, que Deus prepara para todos os que acolhem seu amor e sua misericórdia. “Não haverá mais morte, nem choro, nem luto, nem dor, porque as primeiras coisas terão passado” (Apocalipse). A fé cristã em Jesus ressuscitado é uma grande notícia para todos nós! Que nesta Páscoa, possamos reafirmar esta fé e vivê-la alegremente. Feliz e santa Páscoa!

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo

Publicado no folheto litúrgico Povo de Deus em São Paulo de 31 de março de 2024