Dom Odilo abre Triênio para Jubileu na Vila Arapuá

A A
O Cardeal Dom Odilo, deu abertura ao Triênio para Jubileu da paróquia Nossa Senhora Aparecida, setor pastoral Anchieta, no dia 18 de setembro.
Publicado em: 21/09/2015 - 09:00
Créditos: Pe. Ricardo Antônio Pinto

O cardeal Dom Odilo Pedro Scherer celebrou no dia 18 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Arapuá – Setor Anchieta, abrindo o triênio em preparação aos 50 anos da Paróquia, que acontecerá em 2017. Na acolhida, a comunidade expressou a grande alegria por recebê-lo na data especial. A colocação da pedra fundamental da nova igreja, no dia 18 de setembro de 1967, marcou o nascimento da Paróquia. A vida eclesial cresceu através do profético trabalho de vários sacerdotes, a dedicação de congregações religiosas e de seminaristas, e o incansável testemunho de fé de leigos comprometidos.

Tudo isso foi lembrado durante a celebração. Na homilia, com um jeito simples e profundo, Dom Odilo evocou algumas lembranças da história paroquial. Através de perguntas que ia fazendo ao povo, foi lembrado que o arcebispo da época da fundação era Dom Agnelo Rossi, os nomes de alguns pioneiros na construção da Igreja e de outros que receberam os sacramentos na Paróquia. Partindo desse diálogo, Dom Odilo convidou o Pe. Ricardo Pinto, administrador paroquial, com toda a comunidade a aproveitar a ocasião do Jubileu para resgatar ainda mais profundamente a história da Paróquia como “casa dos irmãos e irmãs de Jesus, reunidos como Igreja, no meio da cidade”, disse.

No ofertório, partindo da afirmação da Evangelii Gaudium de que “A paróquia é comunidade de comunidades, santuário onde os sedentos vão beber para continuarem a caminhar, ... é centro de constante envio missionário, ... é lugar de viva comunhão e participação”, foram apresentados no altar o quadro com a assinatura de todos os participantes da última Assembleia Paroquial de Pastoral, realizada em agosto. Foi também ofertada a vida das comunidades da  Paróquia com suas particularidades, desafios e frutos de evangelização. Antigas e novas comunidades têm feito a experiência de ser “Igreja em saída” e estão se organizando através das visitas missionárias e missas mensais nas garagens das casas como remédio para a solidão, indiferença e distanciamento de Deus na cidade. O clima de simplicidade e alegria confirmou em todos os paroquianos o desejo de serem sempre mais uma Paróquia missionária que testemunha Jesus Cristo na cidade de São Paulo.

Agradecendo a presença de Dom Odilo e lembrando seu aniversário natalício, as crianças da catequese entregaram a ele alguns presentes com a banda dos adolescentes cantando o ‘Parabéns para você’.