Região Ipiranga promove ação concreta “Galpão do Ipiranga” pelo Dia Mundial dos Pobres

A A
"É nosso dever como cristãos imitar Jesus, que teve um extremo cuidado e atenção para com os pobres" disse Dom Odilo Pedro Scherer em live pelo Dia Mundial dos Pobres
Publicado em: 18/11/2021 - 09:30
Créditos: Redação

Em virtude do V Dia Mundial dos Pobres, instituído em 2016 pelo Papa Francisco e enfatizado neste ano de 2021, no dia 14 de novembro, com o tema “sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7), a Região Ipiranga promoveu a ação concreta “Galpão do Ipiranga”, convidado os fiéis a colaborarem com alimentos, roupas, materiais de higiene ou em dinheiro, para ajudar 300 famílias migratórias que estão residindo em um galpão, localizado na rua Cipriano Barata, no bairro do Ipiranga.

Para destacar a ação concreta e o propósito do Dia Mundial dos Pobres, foram realizadas três noites de lives, no facebook da Região Ipiranga, em 09, 10 e 11 de novembro, abrindo um espaço para formação, discussão e testemunho.

A primeira noite de live, 09/11, teve como tema “Doutrina Social da Igreja”, com a apresentação do Frei José Maria Mohomed Jr., coordenador Regional de Pastoral. Estiveram presentes, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, Pe. Antônio Manzatto, PUC-SP e a Prof.ª Rosana Manzini, PUC-SP. Em sua fala, Dom Odilo destacou a importância de sermos imitação de Jesus. “É nosso dever como cristãos imitar Jesus, que teve um extremo cuidado e atenção para com os pobres. Não pode acontecer termos insensibilidade ao nos depararmos com a situação da pobreza e miséria. Que sejamos todos motivados e movidos a fazer a nossa parte” afirmou o Arcebispo de São Paulo.

O tema “Obras de Fé” norteou a segunda noite de live, 10/11, com a apresentação do Pe. Jorge Bernardes, pároco da paróquia Santa Rita de Cássia. Partilhando sobre a temática, estiveram presentes Pe. Marcelo Marostica, coordenador da Caritas Arquidiocesana, Pe. Lorenzo Nacheli, SRS, coordenador do Arsenal da Esperança e Ricardo Frugoli, da Massaria Solidária.

A última live, 11/11, teve como tema “Testemunhos de amor”, apresentada pelo Frei Fabio Luiz Riberio, OSM, pároco da paróquia Nossa Senhora das Dores. A noite contou com a participação de agentes de pastorais, colaboradores e promotores da caridade, como Francisco Hirota e Abílio Diniz. Na transmissão, também esteve presente Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Ipiranga, que destacou que “a solidariedade gera fraternidade, mas a partilha expressa o espírito cristão. Somos convidados a viver essa fraternidade, partilhando os dons e os bens que temos para que nenhum irmão e irmã falte aquilo que lhe é necessário” enfatizou Dom Ângelo. As lives estão disponíveis para revisitação em: facebook.com/regiaoipiranga.

Ainda é possível colaborar com a ação concreta “Galpão do Ipiranga”, fazendo doação direta na paróquia Nossa Senhora das Dores, que está localizada na Rua Tabor, 283 – Ipiranga, ou com transferência bancária, pela conta: Banco Bradesco Ag.: 2720, C/C: 013935, CNPJ: 62021308/0001-70, Caritas Arquidiocesana de São Paulo.