Família Franciscana do Brasil realiza Assembleia Geral no Centro de Formação Sagrada Família

A A
A Família Franciscana do Brasil realizou, entre os dias 6 e 9 de agosto, a Assembleia Geral Ordinária 2015. O evento foi realizado no Centro de Formação Sagrada Família
Publicado em: 20/08/2015 - 10:00
Créditos: Elis Facchini

Estiveram reunidos representantes de 159 ordens, congregações, institutos e movimentos que vivem a espiritualidade franciscana.  O Frei, Éderson Queiroz, da Ordem dos Frades Menores Capuchinos (OFMCAP), informou que a Assembleia ocorre a cada três anos e, nesta oportunidade, avaliaram os últimos anos, já se projetando para o futuro. “Estamos embasados em três conceitos: Memória – que caminho fizemos para chegar até aqui; Profecia – o que alimenta nossa espiritualidade; e Realidade – o que vivemos na atualidade, num mundo em mudanças, uma igreja em mudança, uma vida franciscana em mudança”, explicou.

Na mesma Assembleia, realizada no Centro de Formação Sagrada Família, elegeram as prioridades para os próximos anos, além do Conselho Diretor. O evento contou com a participação de Dom Cláudio Hummes, franciscano, arcebispo emérito de São Paulo.

Uma homenagem especial

No sábado, 8 de agosto, a Família Franciscana celebrou uma missa pelo martírio de Irmã Odete Aparecida dos Anjos, de 65 anos, que atuava na Fazenda Esperança (Guaratinguetá-SP), na recuperação de dependentes químicos. “Ela foi assassinada com oito facadas, em virtude de um assalto. Pertencia às Irmãs Franciscanas de Siessen. Hoje ela é memória, diante de todas as realidades que vivemos atualmente, e nos faz refletir sobre esses novos tempos”, comentou frei Éderson.