Jovens dominicanos em missão no Paraguai

A A
No mês de julho, o Movimento Juvenil Dominicano, realizou missão no Paraguai. Entre os representantes brasileiros estiveram presentes os jovens da paróquia São Vicente de Paulo.
Publicado em: 18/08/2015 - 07:00
Créditos: Redação com Victor Alarcon

Em diversos países do mundo existe um movimento de jovens que seguem o carisma de São Domingos de Gusmão. A instância internacional é chamada IDYM (International Dominican Youth Movement), no Brasil temos o MJD-BR (Movimento Juvenil Dominicano - Brasil) - com um dos grupos sediados em São Paulo, na Paróquia São Vicente de Paulo, setor pastoral Anchieta.

Na primeira quinzena de julho, Grupos do Movimento Juvenil Dominicano de vários países se encontraram para participar da primeira missão organizada pelo IDYM. Participaram da missão, representantes do MJD de Porto Alegre - RS, Porto Nacional – TO e São Paulo, o grupo de jovens da Paróquia São Vicente de Paulo, MJD - São Vicente de Paulo, representaram o estado de São Paulo na missão. Entre os dias 4 e 12 de julho, 21 jovens e 4 religiosos, entre eles jovens do Paraguai, Brasil, Espanha e da Guatemala, missionaram na cidade de San Roque Gonzalez, Paraguai.

Os jovens foram divididos em três grupos, missionaram na cidade e nos bairros campesinos de Simbrón e Moquete. “A experiência de missão foi muito gratificante para os jovens, que viveram com as pessoas da comunidade paraguaia, rezaram juntos, aprenderam o Guarani, uma das línguas oficiais do Paraguai, junto com o Espanhol” diz Victor Alarcon, participante do grupo MJD – São Vicente de Paulo.

Ao visitar realidades diferentes das que encontram no dia a dia, os jovens tiveram grandes experiências e belas partilhas de vida.

Flavia Saccarello – MJD Paraguai

“Minha experiência mais forte foi ver que em cada casa que íamos havia uma pessoa doente, isso me tocou bastante, rezamos muito por cada um deles. Outra experiência foi ver as condições em que viviam algumas famílias. Creio que nós, como cristãos, devemos servir não apenas nas questões espirituais, mas também nas matérias. Devemos ajudar as pessoas a terem uma casa digna, a viver dignamente, não falo de luxos, mas sim do necessário. ”

Jaqueline Satiro – MJD Brasil

“Conhecer outro país foi enriquecedor para o meu crescimento, aprendi a conviver com pessoas de uma cultura diferente da minha e a respeitar o espaço do outro. Emocionei-me com as visitas e com as comunidades que conheci, encontrei e senti o Cristo em cada uma delas. Foi uma experiência única que me ajudou a encontrar Deus em todas as coisas, principalmente nas dificuldades. ”