Juventude Repórter segunda edição

A A
O projeto Juventude Repórter segue em sua segunda edição, referente a primeira quinzena no mês de outubro.
Publicado em: 26/10/2015 - 12:00
Créditos: Matheus Pereira Silva, Victor Alarcon e Douglas Franco

Na segunda edição do Anchieta Repórter, referente a primeira metade de outubro, trazemos notícias do terço da juventude, organizado pelos jovens da capela São João Batista, que pertence a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, a participação dos jovens na Festa das Nações da paróquia São Vicente de Paulo e no encontro da comissão dominicana de justiça e paz, e também das atividades dos jovens da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, sobre o mês das missões.

O terço da juventude, organizado pelos jovens da capela São João Batista - que pertence a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, aconteceu no domingo (27/09). Há quase um ano, um grupo de jovens se reúne uma vez por mês nas casas das famílias, para rezar o terço com intenção das vocações - de modo especial pelas sacerdotais e religiosas; são momentos de oração, partilha, e fraternidade, além de interação e conhecimento entre os jovens com momentos de músicas, danças e jogos. O último terço foi realizado no Seminário Nossa Senhora das Mercês - local onde ficam os seminaristas mercedários que estão na última etapa de formação -  o evento contou com a presença de 15 jovens e do assessor do Setor Juventude Anchieta.

Os jovens do Movimento Juvenil Dominicano (MJD) da paróquia São Vicente de Paulo, no Moinho Velho, teve participação na 31ª edição da tradicional festa das nações, que aconteceu ao longo do mês de setembro. Esse ano a festa faz parte das comemorações dos 75 anos da existência da paróquia, fundada em 11/4/1940.

O MJD também foi representado no 26º Encontro da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, que é um espaço da família dominicana que discute temas relacionados a promoção da justiça e da paz, em diversas realidades. Esse ano o evento ocorreu junto com o Seminário do Cone Sul, nos dias 03 a 06 de setembro, em Brasília. Três jovens da paróquia São Vicente de Paulo, pertencentes ao MJD participaram do evento. “Esse evento é sempre muito inspirador para o MJD, pois possibilita o contato com diversas lutas que a família dominicana está envolvida pelo Brasil” diz Paula Alves, um dos três jovens que participaram do encontro.

Como o mês de outubro é considerado o mês das missões para a Igreja, a atividade mensal do Segue-me, grupo de jovens da paróquia Nossa Senhora das Mercês, foi voltada para esse tema. Durante o encontro os jovens foram divididos em 2 duas equipes, e cada uma teve a missão de construir um veículo em um curto espaço de tempo, tendo em mãos apenas poucos materiais. Durante a atividade eles foram provocados a refletir sobre suas ações, se trabalham conjunto pelo mesmo objetivo, se cada um faz a sua parte, como lidar com a falta de meios e com a diversidade de opiniões, entre outras questões.  Ao final, tivemos o testemunho do Victor, integrante do MJD da paróquia São Vicente de Paulo. Ele contou sobre a sua experiência de missão no Paraguai. Com isso, os jovens puderam refletir sobre as missões que já foram realizadas na comunidade, como visitar orfanatos, coletar roupas para pessoas carentes ou acolher os dominicanos (da republica dominicana, não da Ordem dos Pregadores) na JMJ2013 do Rio de Janeiro.