Laudato Si” será tema do Fórum das Pastorais Sociais da CNBB Regional Sul 1

A A
A Encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco, será tema do Fórum das Pastorais Sociais, que será realizado pela CNBB Regional Sul 1 no dia 16 de setembro
Publicado em: 04/09/2015 - 13:00
Créditos: Redação com CNBB Regional Sul 1

Os preparativos para o Fórum foram tomados na reunião da Equipe de Coordenação, realizada nesta quarta-feira, 26 de agosto, na CNBB Regional Sul 1. “O estudo e partilha da “Laudato Si” tem como objetivo criar novas possibilidades de ação para as Pastorais, Organismos e Movimentos Sociais, em vista da sua amplitude”, disseram os participantes da reunião. “Trata-se de um documento de fácil leitura e entendimento e que, ao defender a casa comum que é o planeta Terra, propõe maior cuidado com a criação. Os agentes sociais terão pistas e meios para acentuar a ação social da Igreja em todos os ambientes”.

Na reunião, os integrantes da Equipe de Coordenação fizeram avaliação do Seminário das Pastorais Sociais da CNBB Regional Sul 1, realizado nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto de 2015, no Centro de Formação Sagrada Família de São Paulo. Foi considerado bom pelos participantes e pela equipe, com a ressalva de que é preciso melhorar a comunicação (envio e retorno) com as dioceses e coordenadores de pastorais e organismos. “Poderíamos ter uma representatividade maior se os e-mails e cartas/convites fossem abertos e distribuídos, conforme o objetivo”, disse José Efigênio, da Pastoral Operária.

Ari Alberti, da Coordenação do Grito dos Excluídos e diácono José Carlos Pascoal partilharam sobre a reunião ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, realizada em Brasília, DF, nos dias 18 a 20 de agosto.

O local do Fórum das Pastorais Sociais, no dia 16 de setembro, será na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB Regional Sul 1, Rua Conselheiro Ramalho, 726, Bela Vista, São Paulo, SP