Povo de Deus renova a esperança no dia de São Judas Tadeu

A A
Festa de São Judas Tadeu atrai multidões de fiéis devotos de São Paulo e do interior a cada ano no Santuário da Avenida Jabaquara.
Publicado em: 04/11/2015 - 10:00
Créditos: Priscila Thomé Nuzzi, jornalista da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu

A festa de São Judas Tadeu atrai uma multidão de fiéis devotos de São Paulo e do interior a cada ano ao Santuário da Avenida Jabaquara. São muitas as bênçãos recebidas e os motivos para agradecer e renovar sua fé e oração, pedindo milagres a Deus com a intercessão do “santo da esperança”, principalmente por emprego, em tempo de severa crise econômica no país.

As comemorações do dia do Padroeiro começaram com a Novena no dia 18 de Outubro e foram encerradas na Festa no dia 28, chamado “Maior” com a missa campal solene, presidida por dom Odilo Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, concelebrada por dom José Roberto Fortes Palau, Bispo da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga e padres do Sagrado Coração de Jesus, que servem no Santuário.

Este foi o 75º ano da Festa de São Judas, cujo tema foi: “Com São Judas Tadeu somos Igreja a serviço da vida plena para todos”. E serviço foi o que mais se viu, praticado, em tempo de preparação e principalmente no dia do santo padroeiro.

Os 700 voluntários que se dispuseram a servir em 28 de Outubro, auxiliaram nas mais diversas tarefas no Santuário: distribuição de água benta e milhares de jornais, preparação de almoço para cerca de 600 pessoas (entre funcionários, voluntários, policiais, etc.), organização do fluxo de pessoas na entrada e saída das duas igrejas, nas escadarias, nas filas para confissões, que foram atendidas por 21 padres ao longo do dia. Além disso, haviam voluntários nos serviços de segurança, liturgia, preparação para as Confissões, andor, decoração, Assessoria de Imprensa, barracas de comidas, bebidas, flores, bazar, etc..   

Ao mesmo tempo em que aconteciam as bênçãos na Sala São Judas lotada, de 10 em 10 minutos realizadas por 8 Diáconos, havia uma grande fila onde os fiéis esperavam até 2 horas, só para passar diante da imagem de São Judas na igreja antiga.

Foram celebradas 14 missas, desde as 5h da manhã, de hora em hora, campal e dentro da igreja nova, até a procissão e missa campal solene, seguida de show musical com o Pe. Damião Silva, scj, Claudemir e o grupo Ministério Eucarístico, de jovens do Santuário. Padres e ministros extraordinários da Eucaristia distribuíram 17.500 comunhões, somente no dia 28 de Outubro. A loja de artigos religiosos do Santuário informou que foram vendidas 10 toneladas de velas.

Na Assessoria de Imprensa, organizada somente para o 28 Maior, foram acolhidos e auxiliados os profissionais que fizeram a cobertura da Festa: Rede Globo de Televisão, Tv Cultura, SBT, TV Canção Nova, Rádio Capital, Rádio Jovem Pan, Rádio Globo, Rádio Frater kerigma, Grupo Folha, Folha Press, Agência Estado, JP Revistas, Fotoarena, Código B, Salles Fotografia e Alexandre Urcy Fotografia. Neste dia não houve ocorrência de pessoas perdidas.      

O tempo nublado e uma chuva no momento da saída da Procissão não impediu que os fiéis prestigiassem o Santuário no dia de São Judas, principalmente no período da tarde e à noite. Incontáveis as manifestações de fé e amor dos devotos que traziam gratidão e súplicas. Que Deus ouça o clamor do seu Povo e o abençoe!