Reconhecimento da Porta Santa é feito na Basílica de São Pedro

A A
Realizou-se na noite desta terça-feira (18/11), a cerimônia de Reconhecimento da Porta Santa da Basílica de São Pedro, afirma um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Publicado em: 19/11/2015 - 15:00
Créditos: Redação, com Rádio Vaticano

Após uma oração feita pelo arcipreste da Basílica vaticana, Cardeal Angelo Comastri, que conduziu a procissão do Cabido da Basílica, e a Monção de um membro do cerimonial. Funcionários da Fábrica de São Pedro perfuraram com uma picareta a parede que vedava a Porta Santa dentro da Basílica, extraindo a caixa metálica nela colocada desde o momento da conclusão do Grande Jubileu do Ano 2000. O objeto continha os “documentos” do último Ano Santo, a chave que permitirá abrir a Porta Santa, as manilhas, além do pergaminho notarial, tijolos e medalhas comemorativas.

Após ter rezado no altar da confissão – lê-se na nota –, a procissão chegou à Sala capitular, onde a caixa metálica extraída da porta foi aberta com um maçarico.

Além do Mestre das cerimônias litúrgicas do Santo Padre, Mons. Guido Marini, que recebeu “os documentos e os objetos do Reconhecimento", estava presente o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, conclui a nota.