Região Episcopal Ipiranga inicia atividades do sínodo Arquidiocesano

A A
Este momento sinodal vem para nos reaproximarmos e caminharmos juntos, sendo ‘sal e luz da terra’
Publicado em: 08/03/2018 - 17:00
Créditos: Redação

O clero atuante da Região Episcopal Ipiranga esteve reunido em 27 de fevereiro, para um encontro onde o tema central foi o sínodo arquidiocesano em sua fase paroquial.

Assessorado pelo Padre Tarcísio Marques Mesquita, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral e Secretário Executivo do sínodo, os Padres tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas e tomar maior contato com o regulamento dessa fase sinodal.

Também a Paróquia Santa Ângela e São Serapião, no Setor Pastoral Cursino, iniciou no sábado, 3, as atividades do sínodo. 

O Pároco, Padre José Lino Mota Freire, enviou uma carta de próprio punho aos agentes pastorais, que atenderam seu pedido e estiveram na celebração de abertura. Em sua homilia, Padre José Lino salientou que “este momento sinodal vem para nos reaproximarmos e caminharmos juntos, sendo sal e luz da terra’”.

As atividades do sínodo também tiveram inicio na Paróquia Santa Paulina, no Setor Pastoral Anchieta, no domingo, 4. Estiveram presentes na celebração adolescentes, jovens, adultos e idosos, membros das comunidades, pastorais, grupos e movimentos paroquiais.

SÍNODO NA PARÓQUIA 

"Escutar a Palavra de Deus é ter uma atitude de discípulo. Quem não escuta nem acolhe a Palavra de Deus pode estar edificando sua vida sobre um terreno e sobre bases muito fracas. A escuta atenta e a resposta de fé à Palavra de Deus nos ajudam a construir a vida pessoal e da comunidade humana sobre alicerces profundos e nos enchem de confiança e esperança."

"A Palavra de Deus deve ocupar um lugar central na vida da Igreja e de cada paróquia. É ela que precisa orientar toda a vida de nossa Paróquia.A comunidade paroquial inteira e cada membro e cada família que dela faz parte deve ser discípulo e discípula da Palavra de Deus. Jesus promete que será feliz quem ouve e pratica a Palavra de Deus."

(Extraído do subsídio “Sínodo – Etapa preparatória de base nas Paróquias”, pag. 29)