Região Ipiranga celebrou a festa de Nossa Senhora Aparecida com muito amor e devoção

A A
A festa de Nossa Senhora Aparecida, foi celebrada em todas as paróquias da Região Ipiranga, em especial nas paróquias que a tem como padroeira.
Publicado em: 13/10/2015 - 12:00
Créditos: Redação

Paróquia Nossa Senhora Aparecida do setor Ipiranga celebra a 73º Festa da Padroeira

A festa da Mãe Aparecida foi preparada com a novena. Cada dia, sob uma benção especial, flores foram ofertadas aos pés da Virgem e doados alimentos para a confecção de cestas básicas, que serão destinadas aos necessitados pela Pastoral da Caridade.

No dia 10, um show preparado pelo grupo de oração Rainha da Paz com a presença do ministério de música Shalom apresentou o melhor da música católica, em ação de graças pela festa da Padroeira.

O dia 12 de outubro foi especial. A programação teve início com missa às 5h30. O horário não foi impedimento para que muitos fiéis iniciassem a peregrinação à bela Igreja da Rua Labatut. Dom José Roberto Fortes Palau, bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga, celebrou a missa às 7h, com a Igreja lotada. Durante o dia, muitos padres se revezaram nos confessionários para receber os peregrinos mais aflitos, desejosos do perdão de Deus através do sacramento da Confissão.

A quermesse contou barracas tradicionais. O macarrão à milanesa, que só é oferecido neste dia, foi novamente um grande sucesso. Ao entardecer, realizamos a procissão pelas ruas do bairro do Ipiranga. Devotos e fiéis caminharam entoando cânticos de alegria e louvor à Mãe Aparecida. Após a bela missa campal, a grande imagem de Nossa Senhora Aparecida que está na entrada da igreja foi corada pelas crianças da catequese, celebrando também o Dia das crianças. 

Lágrimas, esforço, sorrisos e emoções provam o amor de padres, paroquianos, voluntários e devotos realizaram uma belíssima festa aquela que é Mãe de Deus e nossa Mãe!

Três dias de festa em honra a Nossa Senhora Aparecida no bairro de Moema

 

As comemorações na paróquia Nossa Senhora Aparecida, setor Vila Mariana, foram iniciadas no sábado, dia 10 de outubro, com uma Ação Missionária dos membros da comunidade e dos agentes de pastoral. Após a missa de envio, os paroquianos saíram de dois a dois pelas ruas de Moema ao encontro das pessoas, levando uma rosa branca em sinal de paz, esperança e fé e também a primeira edição do novo jornal paroquial, cujo nome é “Aurora de Moema”. Voltando para a Praça Nossa Senhora Aparecida aconteceu uma hora de Adoração ao Santíssimo e de Louvor, animada pelo Ministério de Música da paróquia. No domingo, dia 11, a festa continuou na praça, com música o dia todo.

No dia 12 de outubro, foram celebradas missas a partir das 7h. Todas lotadas, com pessoas vindas de muito longe. Em todos, de todas as idades, via-se no rosto a fé e a emoção, fazendo pedidos ou agradecendo graças recebidas.

A missa campal, às 18h, foi celebrada pelo Bispo Auxiliar de São Paulo na Região Ipiranga, Dom José Roberto Fortes Palau. Ao final, todos receberam velas e as centenas de pessoas que lotavam o local seguiram em procissão luminosa levando o andor com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro. A procissão, que é tradicional nesta data, teve seu final na praça, onde foi dada a bênção final.

As festividades em honra da Mãe Aparecida foram encerradas com uma bela apresentação da Camerata Brasileira de Música Barroca.

Vila Arapuá celebra Padroeira com celebrações, atividades culturais e carreata

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Arapuá, viveu com muita alegria e fé a festa de sua Padroeira. Na variada programação aconteceram  celebrações animadas pelas comunidades, terço com as famílias, adoração ao Santíssimo Sacramento, coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, mas também atividades  culturais como a Noite dos Anos 60, Noite Sertaneja, sessão de cinema no salão paroquial, show de palhaços para celebrar o dia das crianças e apresentação de uma companhia de teatro com a peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna .

O ponto alto da festa foi a missa celebrada por Dom José Roberto Fortes Palau, Vigário Episcopal da Região Ipiranga. Com a igreja lotada pelos paroquianos e pessoas vindas de outras paróquias e de outras cidades, Dom José falou sobre a intercessão de Maria. "Maria está atenta às necessidades do povo. Ela é cheia de graça, repleta da presença de Cristo. Maria é mãe, rainha e intercede por toda a Igreja", afirmou o bispo.

Após a missa, a tradicional carreata pelas ruas do bairro foi emocionante. Mais de 100 carros acompanharam a imagem de Nossa Senhora Aparecida. As casas, visitadas anteriormente por uma equipe de paroquianos, fez o percurso da carreata tornar-se um grande testemunho de  fé e amor à Nossa Senhora com orações, acenos e homenagens com pétalas de flores. "Em uma cidade tão carente como a nossa, a carreata leva pelo bairro o testemunho de ternura, bondade e paz, que aprendemos de Maria. O mais importante é a bênção que chega ao coração das pessoas", disse o padre Ricardo Pinto, administrador paroquial durante entrevista feita pelo repórter de uma rede de televisão que cobriu o evento e que foi transmitida no telejornal da noite.

A Paróquia está vivendo triênio de preparação para a celebração do Jubileu dos 50 anos.  A vida dos paroquianos é marcada pela presença de Nossa Senhora Aparecida a todo momento. Uma delas é Vilma Garibaldi, que participa da comunidade desde sua fundação. Na gravidez de seu filho mais novo, hoje com 22 anos, Vilma teve uma série de problemas durante a gravidez. Pediu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e seu filho nasceu saudável e ela também se recuperou. Hoje, toda a sua família está inserida no serviço à comunidade.

Outros que estão chegando à paróquia também testemunham o amor à Nossa Senhora Aparecida. O jovem Andrei Nascimento, 16 anos, trabalhou na festa com garra e alegria. "Sou muito feliz em ajudar na igreja, tenho certeza que toda minha dedicação será retribuída em graças. Nossa Senhora Aparecida é minha protetora, sei que ela está ao meu lado, dando força na caminhada", afirma Andrei.