Região Ipiranga participa de audiência pública sobre a Lei de Zoneamento

A A
Moradores dos distritos do Sacomã, Cursino e Ipiranga foram ouvidos na Audiência Pública para discutir Lei de Zoneamento
Publicado em: 28/09/2015 - 11:00
Créditos: Pe. Ricardo Antônio Pinto

No dia 24 de setembro os moradores dos distritos do Sacomã, Cursino e Ipiranga foram ouvidos na Audiência Pública para discutir o projeto de lei 272/2015 que trata da Revisão participativa da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, mais conhecida como Lei de Zoneamento.

Dom José Roberto Fortes Palau com alguns padres e leigos das paróquias da Região Episcopal Ipiranga participaram da Audiência. Estavam também presentes representantes de movimentos sociais, associações de moradores de bairros e empresários, num total de 350 participantes. Coordenaram os trabalhos os vereadores integrantes da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo com profissionais responsáveis pelo aspecto técnico do Projeto,

A participação da Igreja nessas Audiências tem como objetivo interagir com os diversos segmentos sociais em vista de uma melhor qualidade de vida para a população e defender propostas referentes aos espaços eclesiais. A definição conceitual desses espaços como ‘lugar de culto’ e não somente como ‘lugar de reunião pública’, é uma das propostas. A diferença que se encontra na atual Lei tem incidência direta na organização das comunidades. Pela nova lei de Zoneamento, os espaços religiosos deixarão de ser considerados como são os clubes e outros locais de reunião pública e deverão adquirir a importância de local onde se está para fim específico de culto religioso.

Na ocasião, vários tomaram a palavra apresentando reivindicações e propostas referidas aos seus bairros e interesses. Acima de tudo, a presença da Igreja nessas Audiências explicita o desejo de uma maior interlocução com a cidade para o benefício de todos.