Santa Teresa D’Avila nos incita a viver o essencial

A A
Comemoramos no dia 15 de outubro, o 5º centenário natalício de Santa Teresa D'Avila.
Publicado em: 19/10/2015 - 12:00
Créditos: Redação

Celebramos no último dia 15 de outubro o 5º centenário do aniversário natalício de Santa Teresa D’Avila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus. As comemorações iniciaram no dia 18 de outubro de 2014, na ordem Carmelita de todo o mundo. Embora a data exata do nascimento de Santa Teresa seja 28 de março, para seguir o calendário Carmelita, a comemoração foi prorrogada para outubro, onde toda a igreja comemora a festa da Santa.

Santa Teresa de Jesus é conhecida por ser a reformadora do Carmelo. Com 20 anos de idade, entrou para o Convento Carmelita da Encarnação em Ávila. Ao longo de sua adaptação no Carmelo, pode perceber que a essência da vida contemplativa havia se perdido, dando lugar ao relaxamento e ao comodismo. Indignada com a atual situação do mosteiro, Santa Teresa apegou-se a Cruz de Cristo, buscando sabedoria para reaflorar os carismas do Carmelo.

Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor, assumiu a partir dessa experiência a sua conversão e voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo. Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual São João da Cruz, também Doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita. Por meio de contatos místicos e com a orientação desse grande amigo, iniciou aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino. Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila. Daí partiu para todas as direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos.

Em comemoração ao 5º centenário do aniversário de Santa Teresa de Jesus, o Mosteiro de Santa Teresa, localizado na Avenida Jabaquara, realizou novenas com os fiéis que o frequentam, com orações próprias de Santa Teresa.

Padre Severino Cannistrà, superior geral da ordem do Carmelo, propôs aos religiosos e religiosas, que neste 5º centenário natalício de Santa Teresa, fosse comemorado com a vivência de seus ensinamentos, em vez de grandes festas, fazer o estudo de todas as obras de Teresa.  “Que não vivenciamos grandes festas, com pompa, mas os valores de Teresa. E Nunca nos esqueçamos que ela era uma monja pobre” afirmou Padre Severino.

Para finalizar as comemorações, Dom Cláudio Hummes, bispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, presidiu a Celebração Eucarística, juntamente com 17 padres da Arquidiocese de São Paulo, no Mosteiro de Santa Teresa, no dia 15 de outubro pela manhã.

Em sua homilia, Dom Cláudio ressaltou a grande importância de Santa Teresa em nossa igreja, destacando a coragem e determinação de buscar o essencial. “ Santa Teresa encontrou dentro do Carmelo a noção que a vida carmelita se esvaziou. Ela descobriu que para reformar era preciso voltar o olhar para aquilo que era essencial. E a partir de então inicia a sua reforma na construção dos mosteiros, sempre à procura do essencial, e sem ter medo de busca-lo” afirma Dom Cláudio.

Os ensinamentos de Santa Teresa estão presentes na vida da igreja nos dias atuais. Sua coragem e determinação servem de inspiração para muitos. “Vivemos um tempo de reforma”, diz Dom Cláudio, e faz referência ao Papa Francisco como o grande reformador, destacando a coragem e o desejo de buscar aquilo que é essencial, sem se perder nos detalhes que muitas vezes nos desvia do caminho. “O Papa Francisco deixa claro que é necessário levantar e se mover, assim como Santa Teresa não se acomodou na mesmice e foi em busca do essencial, apesar de sua vida contemplativa” ressalta Dom Cláudio.

O Santo Padre nos convida a sermos missionários, a saímos de nosso comodismo e irmos de encontro aos que sofrem. Dom Claudio afirma que independentemente de crença “devemos praticar a evangelização com o rosto da misericórdia, aos que necessitam”. “A misericórdia é consolar, sustentar e encorajar, como fazia Jesus Cristo, indo aos mais pobres e pecadores. Devemos voltar ao essencial, e o essencial é a misericórdia. E a pratica da misericórdia é saber sair do comodismo, e assim praticaremos a reforma” sinaliza Dom Cláudio.

Santa Teresa soube compreender que o essencial era a misericórdia de Deus, e percebeu que as leis estavam tirando o essencial, e teve coragem de sair do seu comodismo. No termino de sua homilia Dom Cláudio afirma que Santa Teresa é de grande importância e referência nos dias atuais.