13 de dezembro, às 15h00...

A A
01/12/2015 - 08:00

Vendo que a multidão de pessoas que O seguia estava cansada e abatida, Jesus sentiu, no fundo do coração, uma intensa compaixão por elas (cf. ). Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus e, perante a gravidade do pecado, Ele responde com a plenitude do perdão.

Jesus colocou a misericórdia como um ideal de vida e como critério de credibilidade de nossa fé: ‘Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’ (Mt 5,7). Inspirados pela bem-aventurança, somos provocados a olhar ao nosso lado para vermos quantas situações de sofrimento estão presentes no mundo atual. Quantas feridas gravadas na carne de muitos que já não têm voz, porque são poucos que estão dispostos a cuidar destas feridas, aliviá-las com o óleo da consolação, enfaixá-las com a misericórdia e tratá-las com a solidariedade e a atenção devidas!

Precisamos da misericórdia e da compaixão para uma vida saudável e feliz. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.

Para fixarmos o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz da misericórdia do Pai, o Papa Francisco proclamou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.  O Jubileu iniciará no dia 08 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, quando, na Basílica de São Pedro, em Roma, o Papa abrirá a Porta da Misericórdia.

Para experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança haverá uma Porta da Misericórdia na Região Santana. Esta Porta será aberta na Igreja de Sant’Ana (Rua Voluntários da Pátria, 2060), no dia 13 de dezembro, às 15h00. Será uma belíssima celebração que terá início no Colégio Luiza de Marilac (Rua Voluntários da Pátria, 1.653), de onde sairemos em procissão até a Igreja de Sant’Ana.

Esta porta estará aberta durante todo o ano para peregrinação das paróquias da Região. Peregrinar será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar, que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação até a Igreja de Sant’Ana servirá de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, seremos abraçados pela misericórdia de Deus e nos comprometeremos a ser misericordiosos com os outros como o Pai o é misericordioso conosco.

Venha participar conosco. Convide seus amigos e amigas, porque é o tempo favorável para contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação.

 

Dom Sergio de Deus Borges

Bispo Auxiliar de São Paulo

Vigário Episcopal para a Região Santana