300 anos de bênçãos

A A
01/05/2016 - 08:00

300 anos de bênçãos

A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul, no ano de 1717, quando três pescadores recolheram na rede de pesca o corpo de uma imagem quebrada na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes, viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento. No próximo ano, celebraremos os 300 anos de bênçãos e graças concedidas pela intercessão da Mãe Aparecida.

            Para oportunizar a todos nós a participação em comemoração tão importante para toda a Igreja do Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para o grandioso tricentenário e a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida em todas as dioceses do Brasil (Cf. www.a12.com).

            Nossa Arquidiocese está participando da preparação do Tricentenário e no dia 1º de maio, por ocasião da Romaria da Arquidiocese a Aparecida, recebemos seis imagens peregrinas para as seis Regiões episcopais e uma para o Vicariato para a Educação e Universidade.  

            No mesmo dia, 1º de maio, na igreja de Sant'Ana, durante a Santa Missa das 18h00, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi acolhida na nossa Região Episcopal com uma bela celebração. No mês de maio, a imagem peregrina percorrerá as paróquias do Setor Sant'Ana e, nos meses seguintes, as paróquias dos outros Setores de nossa Região, até o mês de fevereiro de 2017, quando concluiremos a peregrinação com uma grande celebração regional em honra à Rainha e Padroeira do Brasil.

            Vamos nos preparar com fé para acolher aquela que fez uma excepcional peregrinação da fé e representa um ponto de referência constante para a Igreja. Ela deixou-se conduzir pelo Espírito, através de um itinerário de fé, rumo a uma destinação feita de serviço e fecundidade (Cf. EG 287).

             Esta peregrinação está em profunda unidade com a celebração do Ano da Misericórdia, porque a Virgem Maria é a Mãe da Misericórdia, e a peregrinação da imagem é um convite muito especial a todos nós para refugiarmo-nos sob o manto da Mãe da Misericórdia.

            Vamos fixar n'Ela o olhar para que nos ajude a anunciar a todos a mensagem da salvação e para que os novos discípulos se tornem operosos evangelizadores. Sempre que olhamos para a Mãe e Rainha do Brasil, voltamos a acreditar na força revolucionária da fé, da Palavra, da ternura e do afeto (Cf. EG 287-288).

            Vamos juntos dizer em cada paróquia: Dai-nos a benção ó Mãe querida...

Dom Sergio de Deus Borges

Bispo Auxiliar de São Paulo

Vigário Episcopal para a Região Sant'Ana