A Benção...

A A
01/01/2016 - 08:00

 ‘O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te seja benigno! O Senhor mostre para ti a sua face e te conceda a paz!’ (Nm 6,23-26). É muito bonito este texto do livro dos Números. Deus ensina a Moisés que seu ministério é um ministério de benção, ele e os sacerdotes deverão abençoar o povo.

Mas para o Pai eterno não foi suficiente ensinar a abençoar, Ele, movido pelo amor, nos enviou a sua maior benção: seu Filho. ‘Ele é pessoalmente a Bênção. Doando-nos Jesus, Deus ofereceu-nos tudo: o seu amor, a sua vida, a luz da verdade, o perdão dos pecados; ofereceu-nos a paz. Sim, Jesus Cristo é a nossa paz (cf. Ef 2, 14). Ele trouxe ao mundo a semente do amor e da paz, mais forte que a semente do ódio e da violência; mais forte porque o Nome de Jesus é superior a qualquer outro nome, contém todo o senhorio de Deus, como anunciara o profeta Miquéias: Mas tu, Bet-Ephrata,... é de ti que me há de sair aquele que governará... Ele permanecerá e apascentará o seu rebanho com a força do Senhor, e com a majestade do nome do Senhor, seu Deus... Ele próprio será a paz!’ (cf. 5, 1-4). (Bento XVI. 01.01.2011).

A  Igreja está no mundo a serviço deste "mistério" de bênção em favor de toda a humanidade: ‘sobre ti levantar-se-á o Senhor, a sua glória te iluminará’ (Is 60, 2). ‘Isto implica ser o fermento de Deus no meio da humanidade; quer dizer anunciar e levar a salvação de Deus a este nosso mundo, que muitas vezes se sente perdido, necessitado de ter respostas que encorajem, deem esperança e novo vigor para o caminho.’ (Papa Francisco. Evangelii Gaudium, 114).

Com a  Igreja somos abençoados por Deus, mas Ele quer que partilhemos a benção; o Pai eterno, em Jesus, envia-nos como uma benção para nossos familiares, amigos, pessoas com quem convivemos e encontramos. Vamos abençoar e jamais amaldiçoar. Nossa palavra de benção é capaz de mudar as coisas, de trazer esperança, encorajar, fortalecer os mais frágeis, se a fazemos portadora da benção de Deus. Se assim abençoamos... assim Deus abençoa.

Neste ano imitemos Jesus: sejamos uma benção para nossos irmãos.

Dom Sergio de Deus Borges

Bispo Auxiliar de São Paulo

Vigário Episcopal para a Região Santana