Contemplar o presépio é...

A A
16/12/2013 - 00:00
Dom Sérgio relata sua impressão sobre a arte do presépio

Recentemente participei da solene abertura da exposição de presépios no Museu de Arte Sacra.  Foi uma belíssima celebração porque as pessoas que lá estavam, não estavam apenas apreciando uma exposição e algumas obras de arte, do passado e do presente, mas contemplavam o mistério do Natal nas várias culturas e épocas.

               Muitos lares e pessoas perderam esta graça, a contemplação do mistério do Natal. Perderam porque não cultivam mais a tradição da família e da fé, que sugere a colocação de um presépio em um lugar vistoso da casa ou apartamento. O período de preparação para o Natal é cheio de preocupações, dignas por sinal, de encontrar um mimo para as pessoas mais queridas, ou alguma coisa para si mesmo; pensar e preparar o merecido descanso. Mas há pouco espaço e tempo para parar diante do que é digníssimo: o Mistério.

               A arte do presépio, organizada por São Francisco de Assis, visava ajudar o povo simples, que estava ao seu redor, a contemplar o mistério. Qual mistério? O Papa Bento 16 ao visitar o Presépio de Netturbini, na cidade de Roma, nos explica:

Visitar o presépio é como ir em peregrinação a Belém, a gruta santa onde nasceu o Redentor, e a Jerusalém, onde chegaram do Oriente os Magos e encontram Jesus, Maria e José. Parar um pouco e contemplar o presépio é um estímulo para meditar sobre o mistério central de nossa salvação: Deus se fez homem para nós; nós podemos acolher no nosso coração e experimentar a alegria desta sua presença santificadora. Não é suficiente, porém, parar e olhar, é necessário ir além. É necessário que Jesus torne-se o centro de toda a nossa existência. Sim, é importante que Ele seja o guia de nosso caminho cotidiano e a meta última e definitiva de nossa peregrinação nesta terra’.

Não vamos deixar este tempo passar em vão, vamos peregrinar todos os dias ao presépio, na sala de nossa residência, parar um pouco e olhar rezando para esta bela passagem do Evangelho que hoje acontece no teu lar, porque você abriu as portas para Ele e sua amada família.

Caso você ainda não abriu as portas e tua sala, que tem muitas cosias, mas  está vazia, aproveite o tempo favorável, comece hojemonte um pequeno presépio e dedique dois minutos a contemplar o que Deus fez por ti.

Quanto à exposição que falei no início, ainda está acontecendo no Museu de Arte Sacra. Se conseguir, tire um tempo e vá  contemplar muita beleza e fé. 

 

Dom Sergio de Deus Borges
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Santana