O tempo do testemunho entusiasmado: Ele ressuscitou

A A
23/04/2014 - 00:00
Dom Sergio conclama a todos a contar, testemunhar e proclamar a ressurreição de Jesus de Nazaré, como fizeram inteiras gerações de homens e mulheres ao longo dos séculos, muitas vezes com a própria vida.

No tempo pascal, a liturgia recorda vários encontros que Jesus teve com seus discípulos depois de sua Ressurreição. A Ressurreição, fato histórico e centro da fé foi comprovado por testemunhas fidedignas, como podemos ver no santo Evangelho: “Depois do sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um grande terremoto: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, removeu a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes brancas como a neve. Os guardas ficaram com tanto medo do anjo que tremeram e ficaram como mortos. Então o anjo falou às mulheres: vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava.  Ide depressa contar aos discípulos: Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galiléia. Lá O vereis” (Mt 28,1-7).   

As mulheres que foram ao túmulo receberam a alegre notícia de que o Senhor não estava morto: Procurais o Crucificado. Não está aqui, ressuscitou. Jesus não pertence ao mundo dos mortos e não é uma personagem do passado. Ele está vivo. Não só está vivo, como também caminha à nossa frente.

Estas testemunhas, animadas por tão bela e entusiasmante notícia, receberam do anjo uma missão: ‘ide depressa contar aos discípulos’.  Elas foram firmes e testemunharam aos discípulos o que viram e ouviram, porque quem recebeu a alegre notícia e se encontrou com o Ressuscitado tem a missão de levar esta notícia aos outros, com rapidez e sem demora.

Na noite santa da Vigília Pascal, também recebemos a feliz notícia da vitória da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte, da ressurreição gloriosa do Senhor. Agora, no Tempo Pascal, somos convocados pelo mesmo Anjo a seguir o caminho realizado pelas santas mulheres. O Anjo nos diz: ide depressa contar aos que não participaram da solene Vigília Pascal, aos que duvidam da ressurreição, aos que imaginam que a ressurreição é um mito, aos que pensam que a ressurreição foi somente uma visão que os Apóstolos tiveram, aos que não creem que o único caminho para a vida eterna é a ressurreição. Para todos eles contai....

Devemos contar, testemunhar e proclamar a ressurreição de Jesus de Nazaré, o acontecimento real, histórico, confirmado por muitas e respeitáveis testemunhas.

Devemos afirmar com vigor, hoje, a ressurreição como fizeram inteiras gerações de homens e mulheres ao longo dos séculos, testemunhando muitas vezes com a própria vida e ao preço do sangue esta boa notícia: Jesus morto na Cruz ressuscitou, vive glorioso porque derrotou o poder da morte. Esta é a vitória da Páscoa, a nossa vitória. E este deve ser o nosso testemunho no tempo pascal.

 

 

Dom Sergio de Deus Borges
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Santana