Recebo-te.... por todos os dias de minha vida!

A A
13/05/2014 - 00:00
Dom Sergio de Deus Borges reflete que a Igreja tem ensinado a verdade sobre a família e o matrimônio e evidencia a necessidade que seja constituída em todas as paróquias a Pastoral Familiar

A presença do Filho de Deus nas bodas de Caná da Galiléia serve de especial confirmação desta grande verdade. Jesus, ali chega com sua mãe e os apóstolos, e confirma a importância deste sacramento, inclusive, com o primeiro milagre (ou sinal), que realiza pelo bem dos donos da festa, e após o pedido de sua mãe  (Cfr. Jo 2, 1-11).

Depois, com suas palavras, Jesus afirma a indissolubilidade do matrimônio, como instituição divina ao recordar que “desde o início” da criação Deus ‘fez homem e a mulher. E, por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe’ (Mc 10,6-9).

Nestes dois mil anos de caminhada, a Igreja tem ensinado a verdade sobre a família e o matrimônio. Hoje, precisamos reafirmar esta verdade, principalmente para as novas gerações. Os jovens têm o direito de conhecer a verdade, têm o direito a sonhar com projetos duradouros e permanentes. Não podemos permitir que roubem de nossos jovens o ideal de família ensinado por Jesus.

É urgente que seja constituída em todas as paróquias a Pastoral Familiar. Uma pastoral viva, forte, que tenha a família como a grande prioridade pastoral do século 21.  Sem uma família respeitada e estável não pode haver um organismo social sadio, sem ela não pode haver uma verdadeira comunidade eclesial! (Cf. João Paulo II, Mensagens).

 

 

 

Dom Sergio de Deus Borges
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Santana