Sede santos!

A A
06/11/2013 - 00:00
O calendário litúrgico é um ótimo auxílio na caminhada para nos manter alertas, para recomeçar a cada dia, retomar os propósitos e a grande meta de nossa vida.

 

O mês de novembro é o penúltimo mês do ano; por ser assim, algumas pessoas já estão cansadas das atividades e do trabalho cotidiano e esperam, com ansiedade, as merecidas férias; outras não recordam mais ou já desistiram dos bons propósitos e projetos pessoais a que se comprometeram no início do ano; outras, ainda, dizem que o ano já se foi e foi um ano perdido. Muitos se desencantaram com 2013 e já fazem novos planos para 2014.

Tudo isso é uma armadilha do tempo à qual não podemos entrar e pela qual não podemos nos deixar levar. O calendário litúrgico é um ótimo auxílio na caminhada para nos manter alertas, para recomeçar a cada dia, retomar os propósitos e a grande meta de nossa vida.

Não devemos nos resignar diante do tempo; precisamos levantar nossa cabeça e recordar a nossa vocação, o alto pensamento de Deus sobre cada um de nós. O Pai, em seu mistério de amor, nos criou à sua imagem e semelhança. Ele é Santo e nos criou para a santidade: “Nele, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros diante dele no amor” (Ef 1,4).

Nosso Senhor Jesus Cristo, Mestre e modelo divino, pregou a santidade de vida da qual ele mesmo é o autor e o consumador, dizendo: “sede, portanto, perfeitos, como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). Nos passos de Jesus, celebramos durante o ano a memória de tantos santos e santas que não baixaram a guarda e permaneceram firmes diante do Senhor e do tempo, aproveitando cada dia e cada mês de sua vida. Mantiveram firme a palavra do Apóstolo, quando exortou: “fazei o bem enquanto há tempo” (Cf. Gl 6,9). Por isso, no primeiro dia do mês de novembro, a Igreja nos presenteia com a belíssima festa de todos os santos e santas de Deus. Na memória de todos aqueles que se configuraram com Cristo e fizeram-se discípulos e missionários, surge dentro de nós um novo entusiasmo, um novo ardor. O Beato Papa João Paulo II, de saudosa memória e admiração, disse que neste início de milênio é necessário propor de novo a todos com convicção este alto grau da vida cristã ordinária (NMI 30).

Ao celebrarmos a festa de todos os santos, somos impulsionados pelo Senhor a retomar, com intensidade, nossos projetos e propósitos, ou melhor, o sonho de Deus para cada um de nós, porque ainda há tempo para amar como Jesus amou; há tempo para se purificar mais; há tempo para se tornar mais semelhante ao Senhor Jesus, o Cordeiro imaculado; há tempo para ser discípulo missionário, a exemplo do Missionário do Pai. Temos, diante dos olhos, dois meses, por isso, há muito tempo para ser santo como Deus é Santo.

 

 

Dom Sergio de Deus Borges
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Santana