12º Plano Arquidiocesano e a secretaria paroquial

A A
Os secretários paroquiais da Região Sé reuniram-se na Paróquia Santíssimo Sacramento para refletir sobre o 12º Plano Arquidiocesano de Pastoral
Publicado em: 30/03/2017 - 15:15
Créditos: Com informações do Centro de Pastoral da Região Sé

Os secretários paroquiais da Região Sé reuniram-se na Paróquia Santíssimo Sacramento, no Setor Pastoral Paraíso, na quinta-feira, 23, para refletir sobre o 12º Plano Arquidiocesano de Pastoral, 2017-2020, e sobre o trabalho da secretaria paroquial.

A assessoria da atividade foi feita pelo Padre Aparecido Silva, vigário-adjunto da Região Sé, e pelo Padre Luiz Claudio de Almeida Braga, pároco da Paróquia Santo Antonio, no Setor Pastoral Bom Retiro, e coordenador deste setor.

Padre Luiz Claudio apresentou alguns pontos do 12º Plano Arquidiocesano de Pastoral, dando destaque aos desafios da evangelização na megalópole. Ele afirmou que atualmente vive-se um tempo de fragilidade e superficialidade da fé, em que as pessoas não criam raízes e procuram lugares onde as coisas acontecem mais rapidamente.

Nesse contexto, a missão fundamental da secretaria paroquial é a acolhida, que é o primeiro passo da conversão pastoral, principalmente para aqueles que estão afastados da Igreja Católica: quando uma pessoa é bem recebida e atendida, ela volta, de modo que, na secretaria paroquial, o trabalho desempenhado é uma ação pastoral.

Padre Luiz Claudio destacou também as urgências na ação evangelizadora e algumas indicações de como realizá-las concretamente. Algumas indicações envolvem diretamente a secretaria paroquial: uma delas, por exemplo, exorta o secretário paroquial a ter maior sensibilidade para certas coisas, como notar que alguém não vem à igreja há muito tempo, que outra busca ajuda, ir ao encontro das pessoas, dizer uma palavra acolhedora. Tudo isso já são passos para a conversão pastoral. Sentar, escutar, conhecer, ponderar – são verbos a ter em mente ao longo da caminhada. Por fim, ele lembrou que a secretaria paroquial é um lugar de acolhida, o cartão de visitas da paróquia.

(Fonte: Jornal O SÃO PAULO - Ed. 3144/ 29 de março a 4 de abril de 2017)

Tags