Apostolado da Oração celebra 100 anos em Perdizes

A A
<p>Para comemorar esse movimento, fiéis comemoram a data na Paróquia São Geraldo.</p>
Publicado em: 08/07/2014 - 10:30
Créditos: Jornal O São Paulo - ed nº 3009

Imagem: Fernando Geronazzo

No ano do centenário da Paróquia São Geraldo, nas Perdizes, zona oeste, o Apostolado da Oração também comemora seus 100 anos de existência nessa comunidade. Para marcar o jubileu, foi celebrada uma missa na sexta-feira, 27, solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

A assembleia tomada pelas famosas fitas vermelhas sobre os ombros dos membros do apostolado louvou e agradeceu pelo século de caminhada e devoção.

Iniciado em 1884, na França, o Apostolado da Oração se define em seus estatutos como “uma união de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital de Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.

Maria Lúcia Simões Salgado dos Santos, 71, coordenadora do Apostolado na Paróquia São Geraldo, explicou para O SÃO PAULO que o grupo atualmente conta com 65 membros, além das crianças e jovens que participam do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), ligado à mesma espiritualidade.

Além desse aspecto, os participantes do Apostolado da Oração valorizam a ação pastoral, sobretudo nas diferentes atividades que desempenham na comunidade paroquial. “A maioria das nossas zeladoras participam da Pastoral da Saúde, visitam enfermos, também na Pastoral da Criança, ministros [extraordinárias da Sagrada Comunhão], entre outras atividades da Paróquia”, contou Maria Lúcia.

A coordenadora destacou que todos os anos ingressam novos membros no grupo. “Além dos que renovam suas fitas, há muitas moças, rapazes e senhoras que se aproximam da devoção ao Sagrado Coração e se interessam em participar do Apostolado”.

Para o pároco, padre José Augusto Schramm Brasil, o Apostolado da Oração foi sempre uma presença significativa na São Geraldo. “Muitas vezes animou a espiritualidade desta paróquia sustentou a vida de oração, o prolongamento da ação da missa através da adoração eucarística. Os padres que por aqui passaram sempre registraram o apoio que sentiam nos seus trabalhos apostólicos”.

Reinaldo Dal Col, 65, é do apostolado há 6 anos. Ele recordou que embora atualmente o Apostolado da Oração seja um grupo de maioria feminina, no início de sua organização era predominantemente de homens. “Eu já conhecia o grupo há muitos anos, mas foi aqui na São Geraldo que eu decidi ingressar de fato no Apostolado”.

Aos 91 anos, Maria Croci Lambert é a integrante mais antiga do Apostolado da Oração da Paróquia São Geraldo. “Desde menina eu estou no Apostolado. Passei minha vida inteira aqui”, relatou a senhora, que ainda resaltou que o acha mais belo no grupo é a união e o fervor. “É muito bonito ver as pessoas colocando Jesus em primeiro lugar em suas vidas”.