Diretório traz orientações para homilias

A A
Reflexão dos padres atuantes na Região Sé sobre o Diretório Homilético
Publicado em: 25/05/2015 - 16:30
Créditos: Edição nº 3052 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

O clero que atua na Região Episcopal Sé participou de sua reunião mensal, na quarta-feira, 13 de maio, na Paróquia Nossa do Carmo, na Aclimação. O tema principal refletido foi o Diretório Homilético, publicado pela Congregação para o Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, em dezembro de 2014.

O assessor do tema foi o Padre Cícero Alves de França, reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor. Ele apresentou a estrutura do documento, abordou seus aspectos principais e estimulou os padres a lê-lo e estudá-lo.

O Diretório está articulado em duas partes. Na primeira, intitulada “A homilia e âmbito litúrgico”, se descreve a natureza, a função e o contexto peculiar da homilia, como também alguns aspectos que a qualificam, ou seja, o ministro ordenado a quem compete, a referência à Palavra de Deus, a sua preparação próxima e remota, os destinatários.

Na segunda parte, intitulada “A arte de pregar”, são exemplificadas as coordenadas metodológicas e de conteúdo que o sacerdote deve conhecer, as quais deve levar em consideração ao preparar e pronunciar a homilia. Chaves de leitura, numa forma indicativa e não exaustiva, são propostas para o ciclo dominical-festivo da missa a partir do coração do Ano Litúrgico (Tríduo e Tempo Pascal, Quaresma, Advento, Natal e Tempo Comum), com acenos também às missas durante a semana, de Matrimônio e Exéquias.

Padre Cícero também salientou que para entender o Diretório é importante ler a constituição sobre a liturgia Sacrosanctum Concilium, do Concílio Vaticano II, a exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, de Bento XVI e a exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco. “O diretório não está desvinculado dos demais documentos da Igreja, e, sim, vem em continuidade, até porque já no sínodo sobre a Palavra de Deus (2008), se pedia um diretório como este”, explicou.

Foi destacada, ainda, a importância da preparação das homilias. “A homilia não é vista fora do âmbito da liturgia, mas como uma dimensão importante que faz com que passemos da liturgia da Palavra para a liturgia eucarística”, acrescentou o Assessor.

Como formador, Padre Cícero também reforçou que o Diretório é de grande contribuição para a formação dos futuros padres. “A homilética está dentro do estudo da teologia prática e, por isso, esse Diretório é um instrumental importante tanto para aqueles que se preparam para o sacerdócio, quanto para aqueles que já exercem o ministério. O Diretório vai ao encontro com a dimensão da identidade sacerdotal, que é o pregador da Palavra de Deus, e, portanto, vem mostrar lugar importante que a pregação tem na Igreja”.

Na ocasião, os padres receberam exemplares do Diretório. Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, também entregou ao clero exemplares da Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, Misericordiae VuItus (O rosto da misericórdia), do Papa Francisco.

Fernando Geronazzo