REGIÃO SÉ PROMOVE O QUARTO ENCONTRO DE FORMAÇÃO LITURGICA DE 2019

A A
REGIÃO SÉ PROMOVE O QUARTO ENCONTRO DE FORMAÇÃO LITURGICA DE 2019
Publicado em: 11/11/2019 - 16:45
Créditos: Redação

REGIÃO SÉ PROMOVE O QUARTO ENCONTRO DE FORMAÇÃO LITURGICA DE 2019

No último sábado, 9 de novembro, com o tema ‘cantar o advento e natal’ a Região Episcopal Sé encerrou as formações Litúrgicas deste ano, sendo que este quarto encontro aconteceu no salão da Paróquia São Paulo da Cruz, Calvário, do setor Pinheiros. O primeiro palestrante foi o Padre Helmo Cesar Faccioli que após conduzir a oração de abertura inspirada na Festa de Dedicação da Basílica do Latrão conversou com o grupo sobre a importância das equipes de celebração se prepararem para cada Celebração Eucarística, se referindo ao uso necessário do Diretório Litúrgico e que os cânticos sejam escolhidos, quando necessários, a partir das antífonas da Missa a ser celebrada.

Também foi palestrante o Maestro Professor Delphin Porto que procedeu à apresentação dos princípios que nortearam a eleição do repertório do folheto Povo de Deus. Ao demonstrar os critérios dos documentos magisteriais, também houve partilha dos esforços da Comissão Arquidiocesana de Liturgia para garantir à assembleia boas melodias e letras que fomentem a plena participação do povo no canto ritual.

Cantar o canto certo, deve também levar em conta o modo como se o faz, pois, tal como a proclamação de um texto pode se tornar mais ou menos clara dependendo da maneira usada pelo orador, o cantor deve usar as regras da arte para garantir a boa difusão da Palavra de Deus através da música, finalizou o maestro.

Para Raíssa Marques da Paróquia São Pedro do bairro do Tremembé da Região Episcopal Santana, a importância de buscar constantemente a formação deve ser uma premissa na vida de todos. Que o aprendizado se faz por significados e o porquê do entender dos cantos litúrgicos, agradecendo os momentos partilhados no Encontro.

Para Renato Odo, da Capela Santa Luzia, a formação deixou as diretrizes claras em que cada participante tenha uma melhor consciência do espírito litúrgico.

Para 2020 o primeiro encontro será em 18 de 19 de fevereiro em local ainda a ser informado. 

Colaboração e fotos: Ruy Halasz – Pascom Sé