"A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja"

A A
01/09/2008 - 00:00

A carta aos Hebreus nos lembra que “a palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração” (Hb 4,12).

A formação de discípulos missionários é reforçada nestes meses de setembro e de outubro com o contato intensificado com a Palavra de Deus, fonte imprescindível de encontro pessoal com Jesus Cristo e de reforço das motivações apostólicas.

Começaremos com a leitura e a meditação da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, proposta pelo Projeto Nacional de Evangelização “Queremos Ver Jesus”, para o mês de setembro. Esta carta nos permite conhecer melhor a vida e a missão do Apóstolo Paulo, e descobrir o sentido do discipulado e da missão.

No mês de outubro acompanharemos a realização do Sínodo dos Bispos, em Roma, refletindo e aprofundando o tema “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. Em continuidade com o tema do Sínodo anterior, o enfoque das reflexões aprofundará o elo entre a Eucaristia e a Palavra de Deus. O texto preparatório lembra que o motivo profundo e ao mesmo tempo o fim primário do Sínodo é encontrar plenamente a Palavra de Deus em Jesus Cristo, presente na Escritura e na Eucaristia, na “mesa da Palavra de Deus e na mesa do Corpo de Cristo”.

O Sínodo pretende tratar o tema do ponto de vista pastoral, tendo em vista que o Concílio já o aprofundou do ponto de vista doutrinal na Constituição “Dei Verbum”, sobre a “Revelação Divina”. O enfoque, portanto, será nos itinerários de aprofundamento e de interiorização da Palavra, em suas expressões de celebração, de oração e de serviço.
  
O momento é propício para reforçar a prática de encontro direto com a Palavra como fonte de vida. É oportuno continuar valorizando e qualificando os momentos celebrativos nos quais é proclamada, refletida e interiorizada a Palavra. Da mesma forma, como não relembrar a centralidade da Palavra de Deus na catequese! Mas, sobretudo, é necessário reforçar a prática da “leitura orante da Bíblia”, tanto para as pessoas individualmente consideradas, quanto para as famílias e os grupos. É ótimo reforçar os círculos bíblicos ou encontros de leitura e reflexão comunitária da Palavra de Deus. Os frutos dessa prática se manifestarão em atitudes que revelam o nível de consciência e de engajamento dos discípulos que se tornam realmente missionários.

Em sintonia com o Sínodo, somos convocados a promover formas criativas de formação adequada para colher o máximo proveito da Palavra de Deus, e principalmente, promover o contato direto com a Bíblia. Neste sentido, a iniciativa de Dom Odilo, de promover uma ampla divulgação da Bíblia com uma edição personalizada para a Arquidiocese, visa justamente facilitar ao maior número possível de pessoas o contato pessoal e direto com a Palavra de Deus.

O sentido pastoral do Sínodo está bem expresso na segunda carta a Timóteo: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra” (2Tim 3,16-17).

Dom Tarcísio Scaramussa
Bispo Auxiliar de São Paulo e
Vigário Episcopal da Região Sé