Alegria Pascal!

A A
05/04/2012 - 00:00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Alegrai-vos sempre no Senhor”. O apóstolo Paulo estimulava assim a querida comunidade Filipense. O Papa Bento XVI dirigiu este mesmo augúrio aos jovens, por ocasião do Dia Mundial da Juventude, no domingo de Ramos deste ano. E Paulo continuava: “Repito, alegrai-vos. Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo” (Fl 4,4-5).


Por que Paulo insiste tanto na alegria? E sabemos que escreveu esta carta num momento em que se encontrava na prisão! O motivo não é o sucesso na vida, a saúde em perfeito estado, a abundância de bens materiais, a prosperidade, a falta de preocupações...mas a certeza de que o “Senhor está próximo”.

Esta certeza vem da experiência da Morte e da Ressurreição de Cristo. Ele mergulhou tão profundamente neste Mistério, que podia afirmar: “Fui crucificado com Cristo, e já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,19-20).

Por isso, é possível alegrar-se! Ainda que o anúncio da Páscoa não tire todo o sofrimento do mundo, que nos deparemos ainda com a doença, a injustiça, a violência, a fome, com os problemas de sempre. Alegremo-nos, pois Cristo já inaugurou a nova vida. A vida nova do Ressuscitado é a certeza da vitória sobre a dor, o sofrimento, a morte.

A fé nos permite experimentar a força do Mistério pascal. Assim como no batismo fomos mergulhados na fonte pascal da morte e ressurreição de Cristo, em cada Páscoa retornamos à fonte da alegria e renovamos a vida, e, como os apóstolos, queremos testemunhá-la com entusiasmo a todos.

Cristo Ressuscitou! Alegria no Senhor!

Feliz Páscoa!

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Sé