Caminhos da Iniciação à Vida Cristã (6) - Dom Tarcísio Scaramussa, SDB

A A
20/06/2014 - 00:00

Retomando a reflexão sobre caminhos de iniciação à vida cristã, à luz da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” do papa Francisco, hoje farei referência à insistência sobre a necessidade de crescer sempre e perseverar nos passos da fé.

Todo caminho de fé supõe um progresso constante. É um caminho, e deve ser percorrido a vida toda. A maneira como acontece a iniciação vai também impulsionar a perseverança e fidelidade no caminho da fé. É comum acontecer que a iniciação seja substituída pela ênfase na preparação para os sacramentos. Recebidos os sacramentos, parece ter terminado todo o caminho, e as pessoas, ao invés de se envolverem mais e assumirem a missão de discípulos missionários, acabam afastando-se da comunidade.

Não devemos desanimar diante das dificuldades e diante dos males do mundo, aconselha o Papa: “A alegria do Evangelho é tal que nada e ninguém no-la poderá tirar (cf. Jo 16, 22). Os males do nosso mundo – e os da Igreja – não deveriam servir como desculpa para reduzir a nossa entrega e o nosso ardor. Vejamo-los como desafios para crescer. Além disso, o olhar crente é capaz de reconhecer a luz que o Espírito Santo sempre irradia no meio da escuridão, sem esquecer que, ‘ onde abundou o pecado, superabundou a graça’ (Rm 5, 20). A nossa a fé é desafiada a entrever o vinho em que a água pode ser transformada, e a descobrir o trigo que cresce no meio do joio” (cf. EG, n. 84).

Não podemos também desanimar diante da dificuldade de entender e interiorizar a Palavra de Deus. É preciso perseverar na busca. “Quando se procura ouvir o Senhor, é normal ter tentações. Uma delas é simplesmente sentir-se e acabrunhado e dar tudo por encerrado; outra tentação muito comum é começar a pensar naquilo que o texto diz aos outros, para evitar de o aplicar à própria vida... Outras vezes pensamos que Deus nos exige uma decisão demasiado grande, que ainda não estamos em condições de tomar. Isto leva muitas pessoas a perderem a alegria do encontro com a Palavra... Deus convida sempre a dar um passo a mais, mas não exige uma resposta completa, se ainda não percorremos o caminho que a torna possível. Apenas quer que olhemos com sinceridade a nossa vida e apresentemos sem fingimento diante dos seus olhos, que estejamos dispostos a continuar a crescer, e peçamos a Ele o que ainda não podemos conseguir” (cf. EG, n. 153).

Devemos também perseverar no anúncio e no aprofundamento do querigma, para que seja vida em nós, vivenciando o mistério de Deus. “Ao designar-se como ‘primeiro’ este anúncio, não significa que o mesmo se situa no início e que, em seguida, se esquece ou substitui por outros conteúdos que o supera; é o primeiro em sentido qualitativo,porque é o anúncio principal, aquele que sempre se tem de voltar a ouvir de diferentes maneiras e aquele que sempre se tem de voltar a anunciar, duma forma ou doutra, durante a catequese, em todas as suas etapas e momentos. Por isso, também o sacerdote, como a Igreja, deve crescer na consciência da sua permanente necessidade de ser evangelizado” (cf. Eg, n. 164).

Artigo publicado originalmente no jornal O São Paulo - ed. n. 3007