Campanha Missionária destaca juventude e missão universal da Igreja

A A
10/10/2013 - 00:00

A Campanha Missionária de outubro coloca azeite na chama do ardor missionário da Igreja, para que esteja com as lâmpadas sempre acesas, e para que cada cristão renove seu compromisso com a missão universal da Igreja, que é missionária por natureza.

O tema deste ano é “Juventude e Missão”. O lema inspira-se no profeta Jeremias: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1,7b).

Percebe-se imediatamente que o tema está em sintonia com a Campanha da Fraternidade e com a Jornada Mundial da Juventude, mas quer ressaltar também os 170 anos de fundação da Obra da Infância Missionária (IAM), que serão comemorados no Congresso Missionário Americano e Latino-Americano (CAM 4 - COMLA 9), a realizar-se na Venezuela no próximo mês de novembro.

A Missão é a principal razão de ser da Igreja, e a Campanha Missionária convida a comunidade cristã para renovar seu compromisso batismal em conformidade ao mandato de Jesus Cristo, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

Os jovens receberam um grande estímulo missionário este ano, e toda a Igreja está sensibilizada para a urgência da evangelização da juventude e do envolvimento dos jovens na missão. Promover esta Campanha é uma forma também de realizar ações concretas para responder particularmente a duas urgências do 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese: Igreja em estado permanente de missão e Evangelização da Juventude.

O Plano apresenta indicações pastorais que poderão ser privilegiadas este mês, com destaque às que se referem aos jovens, como: identificar pessoas que tenham o carisma para o trabalho com jovens e capacitá-las para esse trabalho; identificar jovens em nossas comunidades que tenham conhecimento da informática para colocá-la a serviço da evangelização de outros jovens, através de sites, blogs, redes sociais, pelos quais os jovens possam se comunicar e evangelizar outros jovens; investir na criação de comunidades jovens que agrupem jovens com interesses afins (música, teatro, literatura, esportes etc.).

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Sé

Fonte: Artigo publicado originalmente na edição nº 2973, do Jornal O São Paulo