“Ide vós também para a minha vinha” (Mt 20,7)

A A
28/11/2013 - 00:00

A comemoração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, na Festa de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que coincide com o encerramento do Ano da Fé, é um momento eclesial oportuno para ressaltar a vocação e a missão de todos os batizados na Igreja, e a sua participação no tríplice múnus de Jesus Cristo, sacerdote, profeta e Rei.

A reflexão sobre a identidade e a missão dos Leigos e Leigas na Igreja já avançou muito. Percebemos também muitos avanços na participação e engajamento nas pastorais, principalmente nas pastorais intra-eclesiais, como reflexo de uma consciência nova de ser discípulo de Cristo e participante ativo da comunidade eclesial. Os milhares de leigos catequistas de crianças, jovens e adultos dão visibilidade nítida para esta realidade.

Talvez não possamos afirmar os mesmos avanços com relação à consciência, participação e engajamento dos fiéis leigos e leigas como Igreja “no mundo”, na família, nos ambientes não eclesiais, no espaço laico da sociedade, nos ambientes profissionais, nos meios de comunicação, no campo da educação, da cultura, da política, entre outros. A interação fé-vida é um princípio ainda não bem assimilado e vivenciado. A atuação nestas realidades deveria distinguir os fiéis leigos por uma presença que revele um diferencial com relação aos que não são movidos pela fé. Estas formas de engajamento devem ser mais consideradas também nos processos de iniciação à vida cristã, em momentos fortes como o da preparação para a Crisma e de outros sacramentos, para reconhecer tantas outras formas de engajamento na missão da Igreja em meio à sociedade. O cristão é fermento, sal e luz transformando o mundo de acordo com os critérios do Reino de Deus.

O chamado do Senhor é para todos: “Ide vós também para a minha vinha” (Mt 20,7)! Portanto, vai para a vinha você também, Joana, dona de casa, que não sabe como fechar as contas no final do mês. Você também, Fernando, que busca servir honestamente o povo na política. Você também, Renato, que está às voltas com o ENEM e que sonha em meio às incertezas da vida. Você também, Francisco, que sempre encontra tempo para servir voluntariamente os pobres e doentes.

 

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Sé

Artigo publicado, originalmente, no jornal O São Paulo