JMJ - Animação e organização

A A
05/06/2012 - 00:00

"Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor" (Mt 9,36). Este olhar de Jesus nos impele a ir ao encontro dos jovens. Nosso coração pastoral, configurado ao de Cristo, encontra na JMJ uma grande oportunidade de reencontro com os jovens, para fazer com que a famosa "opção pelos jovens" não seja apenas uma boa intenção, mas se concretize em ações.

Para isto, desejo chamar a atenção para algumas ações que devemos cuidar de modo especial, para a animação e para a organização da JMJ.

A animação da JMJ tem em vista um objetivo mais amplo que o de participar nos eventos. Ela visa atingir os jovens, proporcionar-lhes experiências fortes de encontro com Jesus Cristo, e envolvê-los e prepará-los para a missão evangelizadora como Igreja. Esta animação terá também em vista a formação de assessores para o trabalho com a juventude e a formação de jovens para a liderança e a coordenação de grupos e de projetos de evangelização da juventude. Estamos em busca de novos modelos de pastoral, e este é o momento para descobrir novos caminhos, e abrir novas estradas, com participação dos jovens, ouvindo-os e apoiando-os. O envolvimento dos jovens na Pré-Jornada e na JMJ é um caminho para atingir estes objetivos mais amplos, que continuaremos a buscar após a realização destes eventos fortes.

Para ajudar neste processo, a CNBB oferece um subsídio que estará disponível a partir deste mês de junho, com roteiros de reflexão e formação. Além disso, Dom Eduardo Pinheiro, bispo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, está escrevendo uma carta mensal com indicações de reflexões e de ações concretas. O site oficial da JMJ (www.rio2013.com) é uma fonte rica de informações e de subsídios. Para a Semana Missionária em nossa Arquidiocese o site de referência tem o seguinte endereço: www.prejmjsp.com

A participação dos jovens na JMJ é certamente uma das formas de favorecer a aproximação com Jesus Cristo, e de envolvê-los na missão evangelizadora da Igreja. Por isso, devemos promover esta participação, incentivando-a e favorecendo-a.

Além do incentivo geral à participação, conta muito a formação de grupos por Paróquias, Comunidades ou Movimentos. Isto favorece a participação e também a organização, como também favorecerá a preparação para a Jornada. A inscrição desses grupos poderá ser feita já no início de julho, no site oficial da JMJ. Sentindo-se apoiados, também com iniciativas que possam ajudar no custeio das despesas, os jovens certamente terão menos dificuldade para participar.

As várias instâncias de pastoral, como o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, o Vicariato da Comunicação, o Setor Juventude, o Comitê Arquidiocesano da Pré-Jornada, os Comitês Regionais em cada Região Episcopal, a Equipes de Pré-Jornada nas Paróquias (Comitês locais) já tem seu papel definido na organização da Semana Missionária:

A Paróquia tem uma responsabilidade particular com relação à pré-Jornada, pois ela receberá os peregrinos que vem dos vários países para a Semana Missionária, de acordo com a inscrição que fizeram no site oficial da JMJ. A presença desses peregrinos será um grande testemunho de fé para todos. A Paróquia organiza a hospedagem dos peregrinos, e deve envolver toda a comunidade paroquial na acolhida e participação. Além disso, deverá acompanhar os peregrinos durante os dias da Semana Missionária, para que possam participar das várias atividades programadas.

De imediato, as Paróquias devem promover o Cadastro das Famílias e dos Locais Coletivos de acolhida. Posteriormente, deverão promover o Cadastro dos Voluntários. O Pároco deverá dar o aval para que os cadastrados possam ser credenciados para a ação que vão realizar.

Continuemos ligados e com dinamismo, pois não temos muito tempo, e devemos intensificar as ações de animação e de organização da JMJ 2013.

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Sé