Momento da Igreja no Brasil

A A
07/06/2011 - 00:00

A realização da 48° Assembleia da CNBB proporcionou aos bispos discernir sobre a realidade e a missão atual da Igreja no Brasil, e apontar caminhos para uma ação conjunta no processo de evangelização. Ao contrário do que a grande mídia ressaltou, a Assembleia significou momento forte de comunhão, vivido em clima de oração e de celebração.

Foram 10 dias de trabalhos, e foram abordadas as questões mais urgentes do momento.

“Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo” foi o tema central da Assembleia. O fato de não ter sido ainda publicada a exortação apostólica pós-sinodal, fez com que não fosse aprovada a publicação imediata de um documento sobre o tema. Após o estudo do tema, foi aprovada por unanimidade uma belíssima mensagem que estimula a escuta da Palavra de Deus e a leitura orante da Bíblia, em suas variadas formas, enquanto continuam os estudos para uma futura publicação de um subsídio que favorecerá a recepção da exortação pós-sinodal e indicará ações práticas para a implementação da animação bíblica de toda a pastoral.

A partir da análise da conjuntura atual do país e da Igreja, foram aprofundados vários temas mais importantes neste momento, entre os quais se destacam:

1. Análise da situação política atual, Questão Agrária no Brasil, Programa Nacional de Direitos Humanos
(PNDH-3), Ficha Limpa;

2. Implementação do acordo Brasil-Santa Sé: foram criadas comissões de estudo;

3. Novas Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: foi decido que se fará uma revisão das atuais diretrizes que serão prorrogadas por mais 4 anos, a partir de 2011, atualizando-as e aprofundando sua ligação com o documento de Aparecida, dando continuidade aos programas e projetos ainda não totalmente realizados.

4. Diretrizes para a formação dos presbíteros: foi aprovado definitivamente o documento das Diretrizes, a partir também de algumas indicações feitas pela Santa Sé.

5. Questões de Liturgia, entre as quais uma reflexão sobre o uso do projetor multimídia;

6. As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), com destaque para a dimensão missionária das mesmas;

7.  O empenho ecumênico da Igreja Católica no Brasil;

8. Sobre os abusos sexuais na Igreja: a reflexão realizada levou à conclusão de elaborar um protocolo que 
oriente a ação dos bispos a respeito, como um Vademecum para orientação sobre a maneira de cuidar da questão em seus vários aspectos: a atenção e cuidado prioritário à vitima, a ação com relação ao agressor (aspectos pastorais, canônicos e civis), os procedimentos relativos à comunicação com a comunidade eclesial e com a mídia em geral.

Várias mensagens e declarações foram elaboradas, algumas internas à Igreja e outras endereçadas também para o ambiente externo à Igreja.

Entre as primeiras se destacam:

a) Mensagem dos Bispos do Brasil sobre a Palavra de  Deus e Animação Bíblica de toda a pastoral;

b) Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs);

c) Carta dos Bispos aos presbíteros.

As mensagens direcionadas para fora:

a) Declaração sobre o momento político;

b) Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3)

Os documentos podem ser encontrados no site da CNBB: www.cnbb.org.br.

Logo após a Assembleia aconteceu o XVI Congresso Eucarístico Nacional, com significativa presença de Igreja, celebrando a “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”, implorando a presença constante do Senhor em nosso meio: “FICA CONOSCO, SENHOR”!

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Sé